sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

INICIANDO OS TRABALHOS ...

Saudações a todos ! Que a paz de Oxalá esteja sempre conosco !


Tradicionalmente sempre que iniciamos um projeto, trabalho ou qualquer tipo de atividade, temos que por ordem natural, apresentarmos nossas ideias e objetivos acerca do que estamos nos propondo a realizar... Pois bem, vou tentar resumidamente esclarecer, porque criei mais blog sobre UMBANDA, digo "mais um" pois são milhares os que já existem, muitos desses de conteúdos excelentes e outros nem tanto assim, essa diversidade de Blogs, me fez pensar e repensar bastante acerca do título, acabando por esgotar algumas tentativas de "batizar" esse espaço, então tendo em vista todo o cenário e influenciado pelo livro que atualmente leio e em breve dedicarei uma postagem inteira para ele, me decidi por.... " No mundo das Umbandas".

Minha formação religiosa não fugiu a regra de quase toda a maioria dos nascidos na década de 80, minha família é católica "não praticante", ou apenas,pratica em casamentos, missas de sétimo dia, batizados, festas tradicionais entre ou convenções sociais (deixo aqui o registro que isso não é uma crítica a Religião Católica, mas minha breve apresentação...), posso dizer que meus primeiros contatos com a Umbanda foram ainda quando criança, pois além de sermos católicos"não praticantes", sempre tivemos um pezinho no terreiro ou melhor dizendo contatos com médiuns de pessoas da família que recebiam seus guias em casa mesmo, assim me recordo de benzimentos em casas de conhecidos e parentes além do espirito de uma criança que minha madrinha incorporava. Quando conheci minha esposa, estávamos ainda no Ensino Médio ambos com 17 anos, foi que conheci a Umbanda de forma institucionalizada, pois ela na época que era apenas uma conhecida da escola, depois viria a ser minha amiga, ficante, namorada e esposa, já estava desde os quinze anos desenvolvendo sua mediunidade de incorporação dentro do Centro de Umbanda que é da sua Mãe (atualmente sogra), fui levado lá por um primo que regularmente frequentava as sessões, que se formos enquadrar em alguma definição poderíamos defini-la como "Umbanda de Mesa" ou "Umbanda Branca", desde então nunca mais sai da Umbanda, hoje dentre muitas atividades diárias, tento dedicar um pouco do meu tempo para Umbanda, seja participando das sessões, ajudando de formas possíveis e principalmente estudando, lendo, assistindo vídeos, palestras, seminários, me informando sendo literalmente um "curioso" de assuntos umbandistas. 

Neste blog, o objetivo é principalmente a reflexão sobre os aspetos que cercam a Umbanda, tentar abordar os mais variados assuntos, livros e autores, opiniões, fatos noticiados em mídia, estudos doutrinários, estudos históricos, por um viés democrático,onde os leitores poderão e terão espaço para criticas, elogios, fazerem correções ou agregarem conhecimentos aos assuntos abordados, pois o espaço estará a serviço de todas as "umbandas" ou de todos os tipos de umbandistas que estão dentro dela, porém nunca compactuando de ideias dos chamados"pseudosumbandistas", e expresso por"pseudo", aqueles que acreditam praticar umbanda... Tratar de forma ampla e séria será nosso modo de contribuição para Umbanda ! 

Obrigado ! Logo iniciarei as postagens...