Seguindo a proposta de estudos e pesquisas, anunciados na postagem que chamamos de Programação de Estudos ! Participe ! publicada em 08 de Março de 2015, abordaremos segundo nossos entendimentos e pesquisas realizadas, a pratica de "Mesa Branca".
Mesa Branca pode ser considerada
outra filosofia religiosa e/ou cultural, com opiniões que vão de encontro ou não com o Espiritismo e a Umbanda, a pratica em mesas nas reuniões mediúnicas podemos dizer e/ou considerar antiga, tendo origem principalmente aqui no Brasil no movimento que disseminou a Doutrina Espírita a partir da segunda metade do século XIX. Nos relatos do livro no Mundo dos Espíritos de Leal de Souza, vemos em quase todas as descrições o elemento "mesa" nas reuniões, citamos esse livro porque foi publicado na década de 1920 por seu caráter jornalístico contém as mais variadas formas de culturas espiritualistas e nos oferece um panorama bem eclético e real da suas práticas.
imagem retirada : http://casadecaridadesantoantoniodepadua.blogspot.com.br/ |
Por definição, “o Livro "Manual Prático de Mesa Branca” de Eliseu Lamosa Prado, nos traz...” Mesa
Branca é a prática da mediunidade espiritualista com base nos ensinamentos de
Jesus e desenvolvida a partir das orientações de um ou mais guias espirituais
(espíritos ou entidades que cuidam dos trabalhos da casa). Apesar de estar
presente em alguns cultos religiosos sob o nome de “Umbanda de Mesa” e “Sessão
Astral”, a Mesa Branca é praticada de forma independente e normalmente não está
ligada diretamente a qualquer religião “...
Analisando a
definição acima com atenção e traçando um paralelo aos ritos umbandistas, enxergamos muitos pontos em comum com os trabalhos espirituais de Umbanda, pois, fazemos parte
de um grupo mediúnico e espiritualista, com base nos ensinamentos de JESUS,
desenvolvido e presidido por Guias Espirituais que nos trazem mensagens de teor
filosófico e moral além de atuarem diretamente para os consulentes. É absolutamente normal, vermos tendas e centros unirem essas práticas ritualísticas, fazerem suas palestras doutrinárias, fluidificarem água e na sequência atenderem consulentes com as falanges de Umbanda completando as sessões. São estes que o autor da definição acima chama de "Umbanda de Mesa" e dissocia das práticas "genuínas" da Mesa Branca.
Nestas fotos vemos o uso das "Mesas" na Tenda Espirita Nossa Senhora da Piedade... |
Muitos desses seguimentos, atribuem as manifestações de espíritos com
características ligadas á Padres, Freis, Monges, Freiras e Irmãos Pregadores além de carregarem forte conotação Cristã, pautando-se no Evangelho.
Preferem os trabalhos dirigidos, de forma geral levando suas impressões e
conhecimentos para aqueles que precisam de ajuda e amparo. As ofertas ou oferendas, quando
postas nas Mesas podem variar entre flores, água, perfumes, rosários e imagens que são seus elementos, servem de condensadores energéticos para o trabalho, como
as guias e colares, o fumo, pemba e outros objetos são para as falanges de
Umbanda.
Portanto entendemos, apesar de para alguns conceitualmente “Mesa Branca” ser uma religião ou prática espiritualista
diferenciada e independente, do qual respeitamos sob todos os aspectos essas opiniões...Em nossa visão as fusões delas não são nenhum problema, para nós tudo aquilo que soma nos trabalhos mediúnicos pode e deve ser aproveitado, já dissemos em postagens anteriores e não devemos esquecer que a Umbanda tem por natureza ser inclusiva, agregadora e atenciosa com todas os públicos que á ela recorrem...