quinta-feira, 30 de julho de 2015

Resenha 02- Brasil de todos os Orixás(Ícone Editora)

Saudações a todos !

Trazemos mais uma recomendação literária para vocês, amigos leitores! O volume publicado pela Ícone Editora , Brasil de todos os Orixás, apresenta-nos o universo dos Orixás sobre suas histórias e mitos, rituais e tradições pela ótica da religiosidade afro-brasileira através do Candomblé, trata do assuntos vivenciados e ensinados no dia a dia dos terreiros. O livro conta com a coordenação editorial, do historiador da Umbanda, Diamantino Fernandes Trindade, que além de autor é sacerdote umbandista. Abaixo seguem maiores informações da obra:





Brasil de todos os Orixás

Autor: Pai Roberto de Jagum
Ícone Editora
Categoria: Umbanda
1ª edição
Ano: 2013
ISBN 978-85-274-1214-8
16 x 23 cm
216 páginas

Leia o sumário e um trecho do livro clicando aqui !











RESENHA:

O candomblé e as demais religiões afro-brasileiras tradicionais formaramse em diferentes áreas do Brasil, com diferentes ritos e nomes locais derivados de tradições africanas diversas. Candomblé na Bahia, Xangô em Pernambuco, Tambor em Alagoas, Tambor de Minas no Maranhão e Pará, Batuque no Rio Grande do Sul e Macumba no Rio de Janeiro.

Neste livro, para conhecimento fácil e amplo do leitor, são apresentadas as lendas e histórias dos Orixás, a ancestralidade do candomblé, a hierarquia na religião do candomblé, temas de relevante importância para completar o conhecimento e a divulgação do candomblé, pois praticamente esgota o tema quando somado ao conteúdo em seus livros anteriores. Por razões de caráter político, religioso e social, por ter sua origem nos rincões mais sombrios e primitivos da velha África, o candomblé não pôde ser traduzido em uma Bíblia por seus seguidores e Babalorixás, reprimido que foi pelos povos e religiões dominantes nos séculos passados e foi passado por gerações, de boca em boca, com os naturais desvios e fantasias de seus seguidores. Hoje, praticamente temos todos os ingredientes para sinalização dessa “Bíblia”.