terça-feira, 3 de março de 2015

INDICAÇÕES PARA LEITORES UMBANDISTAS INICIANTES

Nosso propósito neste post é ajudar com algumas dicas de leitura, aqueles umbandistas que estão começando suas aventuras literárias e pesquisas sobre a religião. Lembramos e advertimos que toda vivência e ensinamentos adquiridos dentro do centro, tenda ou terreiro que frequentem não podem ser substituídos por qualquer teoria de estudo teórico doutrinário, esses estudos estão a nossa disposição para que possamos racionalizar nossa  fé , ou seja, todos os aprendizados e ensinamentos que os Guias de Umbanda e os Sacerdotes nos passam é automaticamente ampliado e melhor compreendido com estudos contínuos e responsáveis.

Analisando nosso contexto, vivemos em mundo completamente globalizado conteúdos gratuitos, estão aos montes principalmente na internet disponíveis, devemos manter o sinal  de alerta ligado a todo momento, para identificarmos os bons conteúdos e não realizarmos criticas infundadas sobre a opinião alheia, pois, ás vezes poderemos nos deparar com conteúdos de movimentos diferentes ao nosso que possam conter entendimentos divergentes sobre as mais variadas questões que estamos acostumados a lidar cotidianamente.

Nossa maneira de indicar leituras, foi separando-as por sessões ou temas afim de facilitar um programa de pesquisa que o próprio leitor poderá optar pela ordem que melhor lhe convir, e ressaltamos que são livros fáceis de se encontrar em qualquer livraria ou lojas online. Seguem abaixo nossas sugestões:

Históricos: Conhecer aspectos históricos são de fundamental importância neste processo, seus autores trazem um imenso referencial teórico de base para consultas posteriores. Essas indicações são edições atuais e famosas, facilmente encontradas em qualquer livraria ou loja online. 
  • História da Umbanda (Alexandre Cumino).
  • História da Umbanda no Brasil, volumes 1 e 2 (Diamantino Fernandes Trindade). 
  • Das Macumbas á Umbanda (José Henrique Motta de Oliveira)


Doutrinários: São inspirados por Guias e Mentores através de psicografia ou são frutos de pesquisas e vivências internas de terreiro, são ótimos esclarecedores dos conceitos e fundamentos litúrgicos existentes na Umbanda.
  • Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada (Rubens Saraceni)
  • Umbanda Pé no Chão (Norberto Peixoto)
  • Umbanda não é Macumba (Alexandre Cumino)
  • Livro Essencial de Umbanda (Ademir Barbosa Junior)

 

Romances: São psicografados e possuem enredos reflexivos, explicativos e conscientizadores, trazem pontos de vistas narrados por espíritos que viveram as situações, são ótimas leituras ! Aqui listaremos apenas alguns já que todos os de bom conteúdo seria inviável...
  • Guardião da Meia-Noite (Rubens Saraceni)
  • Diálogo com o executor (Rubens Saraceni)
  • Tambores de Angola/ Aruanda / Corpo Fechado (Robson Pinheiro)
  • Zé Pilintra (Mizael Vaz)  

Reiteramos que não fazemos apologia a nenhum segmento específico e caso tenham faltado aqui outras importantes indicações, fazemos votos que o leitor torne-se pesquisador e encontre outras pertinentes obras que formam o quadro literário da Umbanda. O estudo continuo e responsável sempre somará em contribuição à Umbanda, agradecemos e desejamos uma ótima semana ! 

Boas leituras !